Pneu tem prazo de validade: fica impróprio mesmo sem uso
A maiorias das peças do carro têm prazo de validade e o pneu também está nesta lista, pois sua duração depende de certos fatores
Vários componentes do automóvel têm duração limitada e dão margem a discussões. Principalmente do dono do carro brigando na concessionária porque sua embreagem acabou com “x” quilômetros, o freio do outro não durou nada… E, e entre elas, está o pneu, cuja durabilidade varia em função do peso do carro, da velocidade, do alinhamento da direção, do tipo do piso, entre outras.
E, além disso, o pneu tem outro problema pois ele é igual a remédio: perde a validade até na prateleira. Mas há um seguinte consenso em relação aos pneus: ele pode ser usado depois de até seis anos de fabricação, sem problema. Mas aí ele deve ser trocado, pois perde aderência, flexibilidade e pode prejudicar o comportamento do carro.
Porém, jamais use um pneu com mais de dez anos de fabricação, pois é grande o risco de ele estourar e provocar um adicente, principalmente em velocidade mais elevadas.